Vivências e Bíblia

Vivências e Bíblia

sexta-feira, 30 de março de 2012

Nicodemos e a Mulher Samaritana


Dois encontros no Novo Testamento- a necessidade de um homem e a oportunidade de uma mulher ( Jo 1.39).

Entre os fariseus havia Nicodemos; entre os samaritanos havia a mulher de Sicar; Nicodemos foi ter de noite com Cristo; Jesus foi ao encontro da mulher de dia. Nicodemos foi escondido de sua cúpula; a mulher saiu sem se preocupar com sua identidade. Nicodemos tinha dúvida de sua religião; a mulher queria uma explicação da verdadeira. Nicodemos era um letrado na Lei; a mulher era pouco instruída. Nicodemos tinha um nome; a mulher nem nome tinha. Nicodemos era de alta posição social; a mulher era discriminada. Nicodemos tinha mulher; a mulher nem marido tinha.
Jesus questiona a sabedoria de Nicodemos; a mulher é isenta de questionamento. Jesus oferece outra religião a Nicodemos; à mulher dar a oportunidade para descobrí-la; Cristo mostra a necessidade para que o homem tenha o “novo nascimento”; e à mulher oportuniza a “nova vida”. A Nicodemos oferece a “água” para a transformação da alma; à mulher oferece “água” para a transformação do espírito.
Jesus revela a Lei escrita para a salvação do homem; Revela a realidade da mulher em sua “lei humana”. Nicodemos tinha uma vida de pudor; a mulher tinha uma vida duvidosa. Nicodemos era culpado por não saber a espiritualidade da verdade; a mulher era culpada por não saber a espiritualidade da verdadeira Lei de Deus. Em Nicodemos chama Jesus de Mestre; a mulher samaritana chama Jesus de profeta.
Como Mestre Jesus conduz Nicodemos a uma religião para o Céu. Como profeta Jesus chama a mulher para a realidade da vida.
Nicodemos sai pensativo do encontro com o Mestre e é transformado pela conversa. A mulher samaritana sai surpresa e é transformada pela revelação íntima.
Nicodemos ver a morte de Cristo. A mulher sobeja à alegria da vida. Nicodemos participa do sofrimento do Mestre. A mulher declara ao seu povoado a sua vida a partir das revelações do profeta judeu. Nicodemos carrega o corpo do Mestre; a mulher carrega memórias do encontro. Nicodemos relembra a história de Moisés; a mulher faz a história acontecer. Nicodemos descobre que o Messias deveria morrer; a mulher samaritana descobre que Ele viveria para sempre. Nicodemos sabia que Deus era com Cristo; a mulher samaritana sabia que Cristo era com Deus. Nicodemos sabia do verdadeiro monte; a mulher tinha dúvida de onde poderia adorar.
Nicodemos representa todos os homens debaixo do Céu; a mulher samaritana representa todas as mulheres na Terra. Nicodemos era mais velho; a mulher samaritana era mais nova. Nicodemos tinha uma vida; a mulher samaritana tinha uma alma. Nicodemos pelo encontro sentiu a necessidade de pensar; a mulher pelo encontro aproveitou a oportunidade de sentir.
Esses dois encontros representam mudanças na vida de um homem e de uma mulher. Se Jesus não tivesse esperando Nicodemos, Nicodemos iria morrer numa falsa religiosidade. Se Jesus não tivesse ido ao encontro da mulher samaritana. A mulher samaritana iria morrer em sua infidelidade.
Dois caminhos; dois momentos diferenciados, mas ao mesmo tempo conjunto. No cap. 3 de João um homem; no cap. 4 uma mulher.
Obrigado Senhor Jesus por essa mensagem que tens me dado. Te agradeço. Sou mui grato a ti para sempre!!!

Um comentário:

  1. Agradeço a Deus por ter me dado a oportunidade de ler essa mensagem abençoada e maravilhosa. Obrigado meu Deus por me guiares em suas palavras. Aleluia glória a Deus tudo Poderoso. Amém!

    ResponderExcluir